Pontos de Narrativa

Essa regra especial é usada apenas em momentos decisivos e dramáticos de uma aventura pelo seu grande poder de virar uma situação em favor de quem à utiliza.

MECÂNICA DOS PONTOS DE NARRATIVA

A idéia é simples. Em uma sessão sempre que um jogador representou bem, ele receberá um ponto de narrativa. Ele receberá o ponto logo depois da cena, em um momento que não irá prejudicar o fluxo da interpretação.
Um jogador receberá no máximo 3 pontos de Narrativa numa unica sessão de jogo. Essa quantidade aumentará com os estágios do jogo (4 para exemplar e 5 no épico).

O QUE UM PONTO DE NARRATIVA FAZ


Um ponto de narrativa pode ser usado para:

  • Ganhar uma rolarem de dados especial em qualquer tipo de ação, seja de combate, social, investigação, etc.
    Quando o ponto de narrativa é utilizado o jogador pode realizar uma jogada de 1d6 para acrescentar com o resultado obtido no teste. Esse resultado pode transformar uma falha num sucesso e isso pode trazer um novo fôlego para o personagem virá uma citação crítica.
  • Rolar um dado e subtrair de uma ação, seja de combate, social, investigação, etc, de um inimigo.
    Quando o ponto de narrativa é utilizado o jogador pode realizar uma jogada de 1d6 para diminuir do resultado obtido no teste do inimigo. Esse resultado pode transformar um sucesso numa falha e isso pode trazer um novo fôlego para o personagem virá uma citação crítica.
  • Evitar que sua arma quebre com um erro crítico.

COMO SE GANHA UM PONTO DE NARRATIVA

O mestre deve decidir os seus próprios critérios para dar pontos de narrativa para seus jogadores. O importante é que seja por um momento especial, onde o jogador realmente se sobressaia na interpretação do seu personagem. Eu entendo como boa interpretação as ações(heroicas e narrativas) sigam a lógica e a personalidade do personagem, e que também reflitam a realidade do jogo ou se tratem de uma resolução única idealizada pelo personagem do jogador. A idéia é estimular a interpretação, idéias criativas de resolução de problemas e o envolvimento dos jogadores e seus personagens com o jogo.

A idéia é que todas as pessoas possam ganhar Pontos de Narrativa, desde que se esforcem em interpretar seus personagens de acordo com a sua descrição e reagindo de maneira contextualizada com os outros personagens da aventura, sejam dos jogadores e do mestre, alem de demonstrarem criatividade na mesa de jogo.

Pontos de Narrativa não são premiações pela capacidade teatral do jogador e sim pela capacidade do jogador de se envolver na história e de dar vida ao próprio personagem.

Esses pontos também podem ser usado pelo mestre para incentivar ações que ele considera positivas para a mesa de jogo, como cooperação entre os personagens, elaboração de históricos interessantes, contribuições para a história que está sendo criada coletivamente, etc.

Lembre-se que um jogador só pode ter no máximo 3 pontos de narrativa por sessão. E terminada a sessão, os pontos não gastos são desperdiçados. Todos os jogadores começam uma sessão com 0 pontos de narrativa (exceto aqueles que fizeram alguma outra coisa interessante para enriquecer a campanha entre uma sessão e outra).

No caso de sessões mais longas (+ de 5 horas), o mestre pode continuar dando mais pontos de narrativa, desde que respeite o máximo de 3 pontos de narrativa por jogador.

IMPORTANTE: Não vulgarize os Pontos de Narrativa, eles devem ser prêmios para interpretações de personagens acima da média. E interpretação não quer dizer teatro (pois isso excluiria aqueles que não têm dotes artísticos), quer dizer agir de acordo com a lógica do personagem e de sua reação com o contexto.

Ou seja, não é fazer uma “vozinha” diferente e ficar com trejeitos, para ganhar PNs o jogador tem que participar ativamente da história que está sendo criada coletivamente, seguindo a descrição, a personalidade e os limites do seu personagem e sua reação (dentro da lógica do personagem) ao contexto em que ele está inserido. Com ou sem vozinha!

Em uma sessão com muita interpretação bem feita (algo raro hehehehe), o mestre normalmente distribuiria, em média, no máximo de 2 a 3 PNs dividido entre todos os seus jogadores. Lembrando que um jogador só pode receber 1 PN por interpretação diferenciada e interessante ou por momento dramático.

No final da partida, pode-se fazer uma votação para ver quem interpretou melhor durante a sessão. Esse jogador ganharia o direito de começar com 1 PN na próxima sessão ou caso sua história contribua mas intensamente com a narrativa da próxima .

Pontos de Narrativa

Ascensão do Terceiro jonny333